Bom dia, boa tarde, boa noite!!
Estamos de volta com mais um episódio do #EMFocast!!
Rafaela Daros, jornalista há 12 anos. Destes, 10 atuou no rádio como entrevistadora, repórter e apresentadora.
Rafa Daros
Foi a partir dessas experiências no rádio, que decidiu ser mentora em Comunicação e auxiliar as pessoas a falarem mais e melhor e, assim, alavancarem os negócios. Atua com treinamentos, assessoria e cursos de comunicação e oratória.
Na carreira em comunicação que já se soma 17 anos tem experiência em fotografia. É assessora de Comunicação e Mestre de Cerimônias.
Criou o projeto Mulheres que Inspira, onde conta a histórias de mulheres empreendedoras no site rafaeladaros.com.br, em breve o copilado de histórias deve virar um livro.
Sobre Comunicação:
Branco é nervosismo puro - apesar de saber o conteúdo, saber o que falar, o nervosismo e ansiedade aparecem - Neste momento surgem os ruídos de comunicação: esquecer do que iria falar, vícios de linguagem, postura corporal - automaticamente as pessoas percebem e você passa a perder autoridade no discurso.
Ao contrário do que muitos pensam, comunicação não é dom, é treino:
O primeiro passo para diminuir vícios de linguagem é criar um roteiro, visualizando o que está sendo escrito, para que quando colocado em prática, lembrar da escrita que foi feita. O segundo passo é controlar respiração. E a prática constante que vai aprimorar a sua comunicação.
Os vícios de linguagem surgem quando fazemos pausas entre uma fala e outra, e ao invés de parar e respirar, temos o costume de colocar alguma "coisa ali no meio" (né, ã, etc..). A dica é: fazer as pausas necessárias e não falar nada, pode apenas sorrir, que a fala irá fazer o mesmo sentido - Nestes momentos de pausa é que o receptor irá absorver e digerir o que está sendo dito.
A nossa voz diz muito sobre nossa personalidade e estado de espírito, ou seja, se você está nervoso, isso vai transparecer na sua voz - Uma dica prática para nosso mundo moderno, onde praticamente tudo se resolve pelo WhatsApp: Ao enviar um áudio (principalmente quando se fala de negócios) levanta-se para falar, seu diafragma irá se posicionar melhor e a sua voz, por consequência fica mais clara, mais aberta, o tom de voz aumenta e isso tudo resulta em: Maior Autoridade e Clareza na mensagem.
Mais dicas de WhatsApp:
- Cuidado com áudios - Não enviar audio sem o consenso da pessoa;
- Áudios curtos, menores de 1 minuto;
- Se possível passar as informações mais importantes nos primeiros 15 segundos;
- Evitar uso de emotions em conversas de negocios;
- Sempre prestar atenção ao tom da conversa, se esta sendo tratado de uma forma formal ou informal;
- Não se apegue ao imediatismo, mas não deixe as pessoas sem respostas;
- Falar com calma (não devagar), mas com articulação na palavras, com pausas, entonação nas palavras que você deseja destacar - desenhando as palavras;
- Sempre com sorriso no rosto - mesmo no audio as pessoas irão perceber que você esta sorrindo.
Mas o principal é sempre seguir o bom senso, e entender que quando se trata de relacionamento com clientes, estamos nos comunicando como uma empresa, que gera autoridade e credibilidade.
Para as mulheres: Usar batom vermelho no momento de alguma apresentação, palestra ou negociação, é uma forma de passar autoridade e criar confiança, pois, automaticamente as pessoas irão dar mais atenção ao que esta sendo dito.
Para os homens, o uso da gravata, traz o mesmo efeito.
Faça uso do Storytelling - o ato de contar histórias sempre irá conectar com a sua audiência - tente trazer pontos que as pessoas se identifiquem, seja por texto, fala, postura ou imagens.
Por mais que o seu conteúdo não seja uma narrativa, é possível fazer isso com tópicos bem estruturados e explorando o encadeamento de ideias. Quando você pensa na experiência e na jornada do usuário e conta com um conteúdo interessante, as histórias conectam e aumentam seu engajamento.
Como apresentar o seu preço:
Essa dúvida surge com bastante frequência nas mentorias: "Rafa como eu faço para falar meu preço?"
Primeiramente você precisa entender que o seu trabalho tem um custo, seja em tempo, em expertise ou dinheiro mesmo, por isso, não tenha medo de falar o valor! Mantenha a postura ereta, tom de voz alto e com convicção; Troque a palavra preço por investimento; Após apresentar o valor de investimento, não fale mais nada, deixe que a pessoa absorva a informação e faça as perguntas ou objeções necessárias. Depois disso você pode argumentar.
Mais Dicas de Comunicação:
Em 2012 a psicóloga social Amy Cuddy apresentou sua pesquisa sobre Power Posing numa conferência do TED.
Power Posing nada mais é do que fazer uma pose de super herói ou campeão por alguns minutos durante o dia. O simples ato de alterar a sua postura e visualizar a vitória seria o suficiente para ter um impacto positivo no seu organismo, e aumentar os níveis de motivação e seu humor durante o dia.
Isso vale também para quando você precisar realizar alguma apresentação, palestra ou negociação importante que possa gerar algum movimento de desconforto ou ansiedade - É estranho, mas funciona! Faça o teste.
DICA DE LIVRO: O Poder da Presença - Amy Cuddy
O recado final é: Se comunicar bem vende muito mais!! Invista constantemente no aperfeiçoamento desta skill.
...
Vamos juntos??
Eduardo e Matheus EMFOCO / EMFOCAST
www.emfocoestudiodecriacao.com.br/emfocast
Ficha Técnica:
Hosts: Eduardo de Moraes e Matheus Salvador
Convidada: Rafa Daros [Instagram]
Edição: César Viapiana
Apoio: Mais 1 Café